A Prefeitura Municipal de João Costa, através da Secretaria de Cultura, representada pela Secretária Aparecida Oliveira, participou na última quarta-feira (26/04) do seminário de orientação sobre as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, realizado pela Fundação Entrecultura e APPM-PI

O evento foi um momento significativo, pois mostrou que os atores da gestão cultural no estado do Piauí, como prefeitos(as), secretários(as) de cultura e sociedade civil, estão interessados em se alinhar às diretrizes do governo federal para promover a arte e a cultura de forma que não cause danos artísticos ou fiscais na execução dos trabalhos.

A Fundação Entrecultura, juntamente com a APPM-PI, entende que a informação deve ser democratizada e disseminada o máximo possível, pois é um direito de todos. O consultor de economia criativa, Edu Asaf, explicou clara e diretamente todas as questões técnicas envolvendo as leis mencionadas.

A Lei Aldir Blanc foi criada em 2020 para apoiar trabalhadores e trabalhadoras da cultura afetados pela pandemia. Ela prevê um auxílio financeiro emergencial, além de ações de fomento à cultura, como editais e chamadas públicas. Já a Lei Paulo Gustavo, sancionada recentemente, cria o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), que tem o objetivo de fornecer apoio financeiro a empresas do setor de eventos e turismo.

Para a Secretária de Cultura de João Costa, Aparecida Oliveira, a participação no seminário foi essencial para entender melhor as leis e como elas podem beneficiar a cultura local. “Estamos empenhados em garantir que a cultura em nossa cidade seja promovida de forma responsável e sustentável, e as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 são ferramentas importantes nesse sentido. Agradecemos à Fundação Entrecultura e à APPM-PI pela realização do seminário e pela oportunidade de aprendizado”, afirmou.

A participação da Prefeitura Municipal de João Costa no seminário demonstra o compromisso da gestão com a promoção da cultura e do desenvolvimento local. É essencial que os atores da gestão cultural estejam sempre atualizados sobre as leis e políticas públicas que regem o setor, para que possam utilizá-las da melhor forma possível em benefício da comunidade. A democratização da informação e a promoção do diálogo entre os diversos setores da sociedade são fundamentais para alcançar esse objetivo.

compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email

leia também