O Polo Turístico das Origens
João Costa integra a região turística do Polo das Origens, composta por mais 17 municípios: Canto do Buriti, Tamboril do Piauí, Brejo do Piauí, São João do Piauí, Dom Inocêncio, Coronel José Dias, São Raimundo Nonato, São Lourenço do Piauí, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Várzea Branca, Bonfim do Piauí, São Braz do Piauí, Anísio de Abreu, Jurema, Caracol e Guaribas.
Parque Nacional Serra da Capivara
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.
Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.
Com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no sudeste do Estado do Piauí e ocupa parte dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 quilômetros. Em seu entorno foi criada uma Área de Preservação Permanente (APP) com dez quilômetros de raio, que constitui um cinturão de proteção suplementar. Com isso, os sítios estão protegidos e íntegros no que concerne à sua preservação física e à sua compreensão.
Situado no domínio morfoclimático das caatingas, em uma região fronteiriça de duas grandes formações geológicas – a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco –, com vegetação e relevo diversificado e paisagens de beleza surpreendente, possui pontos de observação privilegiados de vales, serras e planícies. Apresenta, também, um dos conjuntos de sítios arqueológicos mais relevantes das Américas, que têm fornecido dados e vestígios importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.
João Costa abriga a maior parte da Serra da Capivara
É em solo joao costense que se encontra cerca de 44% do território do Parque, que tem em média 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros. Este importante complexo arqueológico engloba também os municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato.
A teoria de que a chegada do homem às américas pode ter acontecido também pela parte sul do continente movimentou a comunidade científica e colocou o Piauí em destaque na área da arqueologia e paleontologia. Além disso, introduziu nossa região nas páginas que contam a história da evolução humana desde sua origem até se espalhar por todo o planeta. E João Costa faz parte desta história.
Fontes:
- Identidades e Diversidade Cultural: patrimônio arqueológico e antropológico do Piauí – Brasil e Alto Ribatejo – Portugal. Coletânea/Albuquerque, Marleide Lins; Borges, Síria Emerenciana Nepomuceno (orgs). Teresina: FUNDAC – SEIPHAR/ITM, 2013.
- Pré-História do Nordeste do Brasil. Martin, Gabriela. 5ª Edição. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
- Parque Nacional Serra da Capivara (PI). IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/42
- Mídias FUMDHAM- Fotos do Parque Nacional Serra da Capivara – http://fumdham.org.br/midias/
- Piauí tem novo mapa turístico. Texto publicado no site do Governo do Estado do Piauí. https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/piaui-tem-novo-mapa-turistico
- Polo das Origens. Texto publicado no site da Secretaria Estadual de Cultura do Estado do Piauí https://web.archive.org/web/20150602104429/http://www.turismo.pi.gov.br/pt-br/polos/polo-das-origens