História

João Costa é um município brasileiro do estado do Piauí e possui uma população de cerca de 2.960 habitantes, sendo que 73,3% desse total são residentes da zona rural. A economia é centrada basicamente nos setores primário e terciário, mais especificamente nas atividades de agricultura e prestação de serviços.

Aniversário 14 de dezembro
Fundação 14 de dezembro de 1995 (25 anos)
Gentílico joão costense
Padroeiro(a) Nossa Senhora Aparecida
CEP 64.765-000
Prefeito(a) José Neto de Oliveira (PSD)
(2021–2024)

Unidade federativa  Piauí
Mesorregião Sudeste Piauiense IBGE/2008
Microrregião Alto Médio Canindé IBGE/2008
Municípios limítrofes Norte: São João do Piauí
Sul: Coronel José Dias e São Raimundo Nonato
Leste: Dom Inocêncio
Oeste: Brejo do Piauí
Distância até a capital 514 km
Características geográficas
Área 1 716,165 km²
População 2 960 hab. IBGE/2010
Densidade 1,72 hab./km²
Altitude 380 m
Clima Semiárido Tropical
Semi-Árido (D)
BSh
Fuso horário UTC−3

História

O município foi criado em 14 de dezembro de 1995 pela Lei Estadual 4.810 de 27/12/1995, sendo instalado em 1 de janeiro de 1997 por desmembrado dos municípios de São João do Piauí.

Com a emancipação municipal, a Vila de Boa Esperança passou a ser sede distrital do município e João Costa.

Economia

A economia local é basicamente centralizada em atividades de prestação de serviços e geração industrial. A agricultura praticada no município é baseada na produção sazonal de feijão, milho e mandioca, tal atividade detêm 7,7% do Produto Interno Bruto do município.

As principais culturas cultivadas no município são: feijão (produção anual estimada de 223 toneladas), mandioca (produção anual estimada de 451 toneladas), e milho (produção anual estimada de 2.168 toneladas). Além da produção de grãos, o município destaca-se também pela produção de manga, a colheita anual é estimada em 225 toneladas cultivadas em 15 hectares.

Clima

Em João Costa a temperatura média é 27 °C. Pluviosidade média anual de 681 mm. 1 mm é a precipitação do mês Agosto, que é o mês mais seco. Apresentando uma média de 138 mm, o mês de Março é o mês de maior precipitação. No mês de Outubro, o mês mais quente do ano, a temperatura média é de 28.4 °C. 25.3 °C é a temperatura média de Julho. Durante o ano é a temperatura mais baixa.

Existe uma diferença de 137 mm entre a precipitação do mês mais seco e do mês mais chuvoso. As temperaturas médias, durante o ano, variam 3.1 °C.

O município pertence a mesorregião climática do semiárido piauiense e está situado à uma altitude média de 330 metros acima do nível do mar.

Apresenta um clima semiárido tropical de tipo seco no cenário médio relativo a umidade. As temperaturas médias anuais são de 26.9 °C. As temperaturas mínimas podem chegar aos 18°C e as máximas aos 35°C. O mês de temperaturas mais amenas no município é julho, com uma média de 24,9°C. Já o mês de outubro representa o período mais quente no município com médias variando em torno dos 28,2°C. Existe uma diferença de 148 mm entre a precipitação do mês mais seco e do mês mais chuvoso. 3.5 °C é a variação das temperaturas médias durante o ano.

A precipitação pluviométrica média anual vária com isoietas anuais em torno de 500 mm, que geralmente se distribuem entre os trimestres janeiro-fevereiro-março e dezembro-janeiro-fevereiro, sendo esses meses mais chuvosos.

O Polo Turístico das Origens

Junto a 17 outros municípios do estado, João Costa integra a região da Serra da Capivara, que junto ao Parque Nacional da Serra das Confusões, constituí a região turística do Polo das Origens no Piauí.

No município localiza-se parte da reserva do Parque Nacional Serra da Capivara, que engloba também os municípios de Brejo do Piauí, Coronel José Dias e São Raimundo Nonato. O parque tem cerca de 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros.

Reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Serra da Capivara representa um dos mais importantes exemplares do patrimônio histórico-cultural do país.