Na última sexta-feira (02/06), a Prefeitura de João Costa realizou uma Escuta Pública com o intuito de orientar e apresentar como será realizado o processo de utilização dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2.0.

A reunião contou com a presença do técnico cultural Edimar Mota e do assessor Aguinaldo Ribeiro, além de diversos artistas e pessoas envolvidas no setor cultural.

O Secretária de Cultura Aparecida Oliveira ressaltou a importância da informação neste momento, em que os recursos podem começar a ser liberados. Portanto, é fundamental que todos estejam cientes dessas informações. Conforme avançarem as liberações de recursos, serão realizadas outras reuniões e audiências.

As Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2.0 têm como objetivo incentivar e estimular a realização de projetos culturais, garantindo apoio financeiro aos artistas e profissionais do setor, que foram duramente impactados pela pandemia da COVID-19.

A Lei Paulo Gustavo destina recursos específicos para o setor cultural, visando auxiliar na recuperação econômica e no fomento à produção cultural local. Já a Lei Aldir Blanc 2.0 é uma continuidade da primeira edição da lei, que foi promulgada em 2020, e busca ampliar o alcance das ações de apoio aos trabalhadores e organizações culturais.

A Escuta Pública realizada pela Prefeitura de João Costa demonstra o compromisso do município em dar transparência ao processo de utilização desses recursos e garantir que todos os envolvidos no setor cultural sejam informados e orientados corretamente. É fundamental que os interessados acompanhem as próximas reuniões e audiências, para que estejam atualizados sobre as etapas e requisitos necessários para acessar os recursos disponibilizados pelas leis.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em incentivar e estimular a produção cultural, reconhecendo a importância desse setor para o desenvolvimento local e a valorização da cultura em João Costa. Com o apoio das leis e a participação ativa dos artistas e profissionais da área, espera-se impulsionar a economia criativa e promover a diversidade cultural do município.