A Prefeitura municipal através da Secretaria de Educação realizou dia 14/05/2022 um encontro formativo com os professores do ensino fundamental da Unidade Escolar Viturino Tavares e da Unidade Escolar Luís Malaquias.

A ação faz parte do plano anual de trabalho da Semed que tem como meta ofertar formação para professores de todas as etapas da Educação Básica do município.

A formação teve como ministrantes a supervisora de ensino Joana Darc Ferreira Gomes, apoiada pelas coordenadoras de ensino Delvani Nunes Dias e Vilmara de Sousa Batista; da coordenadora do programa Pró-alfabetização Maria do Socorro Feitosa e do Psicopedagogo Célio Paixão. O encontro iniciou com uma dinâmica para trabalhar a autoestima e motivação dos professores e com uma dinâmica destacando a importância do trabalho coletivo.

Em seguida, a ministrante abordou a temática: Hipóteses da escrita utilizando o diagnóstico dos estudantes das próprias escolas envolvidas e sugerindo intervenções para cada fase detectada. As sugestões foram apresentadas junto com o material confeccionado pela equipe da Secretaria de Educação, tais como: Alfabeto de bolso, Roleta do alfabeto, Caixa de Leitura, Lata surpresa, Calculadora, jogo para trabalhar a consciência fonêmica e fonológica utilizando pinça, alfabeto móvel editável para trabalhar o traçado das letras, entre outros.

Os coordenadores e os professores participaram ativamente e ficaram incumbidos de realizar oficina de confecção de recursos pedagógicos em suas unidades de ensino e socialização posteriormente.

A reunião pedagógica foi avaliada como um riquíssimo espaço de aprendizagem, de discussão e partilha de conhecimentos e estratégias de alfabetização.

Para finalizar, o grupo de educadores confraternizou-se almoçando juntos no pátio da escola. O encontro, trouxe além de aprendizado mais aproximação e a proposta de fazer um trabalho coletivo que tem como principal meta alfabetizar os alunos com defasagem na aprendizagem, causado, entre outros fatores, pelo impacto da pandemia de 2020 a 2021.

A secretaria agradece imensamente a participação e disposição do professores para traçar estratégias eficazes e fazer a devida intervenção no processo de aprendizagem dos educandos.