A Secretaria Municipal de Cultura de João Costa, participou no dia 26 de outubro da 4ª Conferência Intermunicipal de Cultura em São Raimundo Nonato

Em um evento vibrante e repleto de significado, a 4ª Conferência Intermunicipal de Cultura (CIC) reuniu diversas vozes e perspectivas em torno do fortalecimento e valorização das culturas brasileiras.

A Secretaria Municipal de Cultura de João Costa teve uma atuação destacada, contribuindo de forma expressiva para as discussões e deliberações no Centro Diocesano com Inocêncio, localizado na cidade de São Raimundo Nonato.

A CIC foi palco de um encontro entre tradição e inovação, buscando reforçar a cultura como um pilar essencial na construção de uma sociedade mais justa e integrada. A transversalidade das pautas culturais destacou a necessidade de uma gestão estratégica e participativa, sustentada pelos pilares social, econômico e ambiental.

Aparecida Oliveira, Secretária de Cultura, compartilhou suas reflexões e esperanças geradas pelo evento: “Participar da 4ª CIC foi um marco em nossa trajetória cultural. Criamos diálogos, trocamos saberes e cocriamos estratégias para valorizar e preservar nossas expressões culturais. Estamos dedicados a implementar os eixos e ações definidos aqui, assegurando que a cultura seja um direito vivenciado por todos, promovendo nossas tradições e fomentando a inovação.”

A CIC se destacou como um espaço de articulação e definição de estratégias para o fortalecimento cultural, com especial atenção às culturas tradicionais e inovadoras. O tema “Democracia e Direito à Cultura” foi central, sublinhando a importância da equidade e da garantia constitucional do acesso à cultura.

A 4ª CIC se consolidou como um momento crucial de reflexão e ação, reafirmando o papel da cultura como elemento transformador na sociedade. A atuação da Secretaria Municipal de Cultura de João Costa foi essencial, reforçando o compromisso do município com a diversidade cultural e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.