MUNICÍPIO DE JOÃO COSTA REALIZA SUA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Com a temática: “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, a Prefeitura Municipal de João Costa/PI, por meio da Secretaria Municipal de Educação, sob a responsabilidade da Comissão Especial de Mobilização e Divulgação da CONAE 22 – JOÃO COSTA – PI, abriu prazo para as inscrições na IV Conferência Municipal de educação, em consonância com a Conferência Nacional de Educação – CONAE 2022.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 27 de março de 2022 e serão feitas de forma online, na página oficial da IV Conferência.

Basta clicar no link abaixo para ser direcionado à página de inscrição.

O evento será realizado no dia 28 de março de 2022, na QUADRA POLIESPORTIVA JOÃO DE DEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA, situada à Avenida 1° de janeiro S/N°, Bairro- Centro, com início às 8h da manhã.

A Conferência Municipal de Educação tem como objetivo mostrar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação, seus desafios e o que ainda deve ser feito para que os objetivos sejam alcançados. O Plano rege a educação no município, e por isso a colaboração da comunidade escolar, da sociedade civil e das entidades representativas é de extrema importância para o desenvolvimento e melhoria na qualidade da educação.

Para o Secretário Municipal de Educação, Acássio Ferreira, “a IV Conferência Municipal de Educação é muito relevante para a educação não apenas municipal, mas contribui para a formulação de propostas que irão balizar as políticas nacionais de educação, pois permite uma reflexão da comunidade e suas representações no município e Estado sobre a educação e seus Planos de Educação, principalmente no período pós-pandemia”.

A Conferência Municipal de Educação é um espaço democrático, importante para a construção da política educacional e seus marcos regulatórios na perspectiva da inclusão, da equidade e da qualidade.

Diante desse relevante desafio, a constituição de grupos de trabalho, comissões coordenadoras e fóruns de educação marcam o compromisso social para construção, execução e avaliação das políticas educacionais no território municipal, estadual e nacional.

A sociedade tem papel fundamental na realização da IV Conferência Nacional de Educação, que precede de etapas preparatórias, a partir da avaliação do plano local de educação, para contribuir com propostas para o novo plano nacional de educação.

Portanto, durante a Conferência serão eleitos os delegados com seus respectivos suplentes que irão representar o município e contribuir com as Conferências Estadual e Nacional, no sentido de apresentar propostas aos documentos a serem discutidos nas referidas conferências.

Realizada a cada quatro anos, a Conae representa um espaço aberto e articulado entre poder público e sociedade para promover o desenvolvimento da educação nacional. Para que a Conferência Nacional aconteça, prevista para os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, se faz necessário a realização das Conferências Municipais, Estaduais e Distritais.

Fonte:

Prefeitura Municipal de João Costa