Nessa quarta dia 07 de junho de 2023, o município de João Costa recebeu a visita da Assessoria Técnica do PPAIC, composta pela coordenadora Regional do PPAIC, Luzia Barbosa; a formadora regional da Educação Infantil, Vandira Costa e a formadora regional do Ciclo de Alfabetização, Ana Fernanda.

O objetivo do encontro foi fazer a devolutiva do SAEPI dos anos de 2021 e 2022 e realizar monitoramento da execução do programa no município.

Nessa perspectiva, a coordenadora Regional do PPAIC enfatizou a importância do programa através de sua fala e também de um vídeo. Logo após foi realizada a devolutiva do SAEPI que mostrou uma evolução de 2021 para 2022 no ciclo de alfabetização. A coordenadora parabenizou o município pelo avanço dos índices de proficiência, mas alertou e chamou todos à ação para cumprir a meta projetada, bem como para a equidade, uma vez que um significativo número de alunos ainda não estão no nível adequado, apesar do aumento geral do índice de proficiência.

Quanto à fluência leitora, também houve avanço no comparativo do início do ano letivo para o final do ano de 2022, mas ainda não é o desejado de acordo com a metas do Programa e nem conforme as metas da Secretaria de Educação, já que a pretensão é que todos os alunos adquiram fluência em leitura.

Diante do exposto, o Secretário de Educação, a equipe municipal do PPAIC e da Semed, reafirmaram o compromisso de intensificar as ações e fortalecer o trabalho em rede para garantir gradativamente a equidade. Ressaltaram ainda, que continuarão reunindo esforços para a plena execução do Programa.