No dia 26 de maio, os estudantes de João Costa participaram ativamente da revisão pré-Saeb, uma iniciativa que tem como objetivo reforçar os conhecimentos nas áreas de Português e Matemática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino

Essa ação é focada em melhorar o desempenho nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e atingir a meta de alcançar o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e identificar os fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes. Através de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizado demonstrados pelos alunos avaliados, explicando esses resultados com base em uma série de informações contextuais.

O Saeb possibilita que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos alunos. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade da educação brasileira e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, calculadas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, calculadas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No evento, que ocorreu no CEEP Deputado Francisco Antonio Paes Landim Neto, em São João do Piauí, os estudantes foram acompanhados pelo Diretor-Adjunto, Jorge Paulo Vieira de Sá, pelos Coordenadores, Ivonildo da Paixão Pereira e Herllon Batista dos Santos, e pelo Professor, Marcelo Gomes Tavares. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na preparação e orientação dos alunos, fornecendo suporte e direcionamento necessário para que eles alcancem resultados positivos.

Destaca-se o compromisso da prefeitura em sempre buscar o melhor para as crianças e estudantes de João Costa. A busca por informações que fornecem parâmetros dos resultados obtidos nos últimos anos é fundamental. Esses dados podem auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos, possibilitando a implementação de estratégias para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem.

É importante ressaltar a participação dos estudantes de João Costa nesse evento e afirmar que a cidade tem buscado, a cada dia, garantir melhores índices na educação, e os resultados do Ideb falam por si só.

Que essa participação inspire outras escolas e municípios a investirem na preparação dos estudantes, buscando sempre elevar a qualidade da educação e alcançar resultados significativos no Ideb. A educação é a base para o desenvolvimento de uma sociedade e o envolvimento dos estudantes nesse processo é fundamental para construir um futuro promissor.