No último dia das festividades de Nossa Senhora Aparecida em João Costa, o município viu o encerramento oficial de uma série de eventos que uniram tradição, música e solidariedade, realizados pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura. Os dias 06, 07, 10 e 11 de outubro foram marcados por uma programação diversificada que atraiu tanto os moradores locais quanto visitantes.

As festividades tiveram início com a escolha da Rainha dos Vaqueiros no dia 06, um evento que celebrou a cultura local e a importância dos vaqueiros na região. A noite foi animada pelo talentoso vaqueiro Ismael Freitas, que com sua música ressaltou as tradições do forró e do piseiro.

Na segunda noite, a atração nacional Vitor Fernandes subiu ao palco, movimentando todo o pátio de eventos. O artista levou alegria aos presentes, consolidando o evento como um dos mais destacados da região.

O dia 10 foi marcado pelo Festival Regional da Sanfona, uma celebração do forró raiz que encantou os foliões ao longo da noite. Já no dia 11, a programação esperada para o encerramento com o renomado artista Iohannes o Imperador teve uma reviravolta devido ao falecimento de um importante membro da comunidade. Em um gesto de respeito e solidariedade, a organização optou por suspender as festividades musicais, mantendo apenas as comemorações religiosas e a tradicional festa do vaqueiro, realizada de forma homenageativa.

A vice-prefeita Tatiana Paula destacou a importância de honrar a memória do membro falecido da comunidade, afirmando: “Neste momento de luto, é fundamental unirmos nossas forças como comunidade e demonstrarmos nosso apoio uns aos outros.”

A Secretária de Cultura, Aparecida Oliveira, ressaltou a riqueza cultural dos festejos, afirmando: “Os festejos de Nossa Senhora Aparecida em João Costa são um reflexo da nossa identidade cultural. Mesmo diante de imprevistos, conseguimos preservar a essência dessa celebração, que é tão importante para todos nós.”

O prefeito José Neto, ao comentar sobre a decisão de suspender os shows musicais, enfatizou a importância da comunidade joaocostense: “Estamos lidando com um momento difícil, e a união da nossa comunidade é essencial. Os shows serão remarcados em uma próxima data, mas agora é hora de nos solidarizarmos e estarmos juntos.”

O encerramento das festividades no Dia das Crianças foi marcado pela distribuição de brindes, levando sorrisos e alegria aos pequenos. As crianças, verdadeiros protagonistas da celebração, demonstraram a importância desses eventos para o fortalecimento da cultura e para a construção de memórias afetivas.

Assim, mesmo diante de desafios, os festejos de Nossa Senhora Aparecida em João Costa se destacaram como um momento de celebração, cultura e solidariedade, reafirmando a força e a união dessa comunidade única.