Reunião para debater o gerenciamento de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia

Profissionais da área da saúde reuniram-se na última terça-feira, dia 30 de novembro, no plenário da câmara de vereadores de João Costa para debaterem o tema “O gerenciamento de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia”durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde promovida pela Prefeitura de João Costa.

O evento contou com a presença do prefeito José Neto, vice-prefeita Tatiana Paula, presidente do Conselho Municipal de Saúde Vanessa Vieira, secretário de saúde Jefferson Portela, secretário de obras Gilson Castro, secretária de assistência Social Milca Magalhães, secretário de educação Acassio Ferreira, secretário de administração Leonardo Tavares e representantes da sociedade civil.

O evento é fundamental para continuar garantindo o bom funcionamento da gestão municipal, já que por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde perincipalmente em tempos de pandemia.

Além do tema central, os participantes foram divididos em grupos para discutirem em três diferentes eixos:I- Saúde como Direito; II- Integralidade como meio de concretizar o direito à saúde; III-Financiamento da Saúde.

Para a vice-prefeita, Tatiana Paula, “o SUS é o sistema mais avançado do mundo. Nessa pandemia vimos o SUS acolher a todos, independente de idades, classe social e sexo. Todos tiveram e tem acesso ao Sistema Único de Saúde. Por isso é importante que nós debatamos sobre ideias que possam contribuir e melhor ainda mais o atendimento no SUS, e hoje estamos aqui para isso”.

“ A conferência é um instrumento que possibilita debater políticas públicas e lutar pelo fortalecimento do setor saúde. Os avanços que obtivemos até hoje só foram possíveis graças aos servidores da área da saúde, sempre objetivando atender a população com qualidade e humanização. Nosso objetivo é buscar a participação da sociedade nas decisões da gestão pública, fortalecendo o vínculo, debatendo e dialogando sobre a saúde pública no município”, afirmou o secretário de Saúde, Jefferson Portela.

O prefeito José Neto elogiou o trabalho de todos os profissionais de saúde do município e do secretário Jefferson que vem conduzindo as atividades com profissionalismo e humanização. O chefe do Poder Executivo joãocostense ressaltou ainda que “os diálogos e tratativas são muito importantes para a comunidade, por isso agradeço a todos vocês que estão aqui hoje. Nosso debate será fundamental para nortear a gestão na tomada de decisões. Mandato participativo é isso, ouvir da população as sugestões, ideias e críticas que vão nos permitir melhorar, focar no futuro da saúde do município. Tenho certeza de que muitas coisas boas serão traçadas nessa Conferência para continuarmos promovendo saúde de qualidade e de respeito para todos”.
Antes de finalizar, o prefeito agradeceu ao presentes e reafirmou o compromisso da gestão de seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população de João Costa.