Solenidade de Posse dos Novos Conselheiros Tutelares

Em uma cerimônia solene realizada no dia 10 de janeiro, às 18h, na Câmara de Vereadores de João Costa, os novos conselheiros tutelares do município foram diplomados e empossados, marcando oficialmente o início de suas trajetórias para o quadriênio 2024/2028. O evento simbolizou um passo significativo para a defesa dos direitos das crianças e adolescentes na região.

O evento contou com a presença de notáveis autoridades locais, incluindo todos os vereadores, o Prefeito José Neto, o Secretário de Assistência Social e a Secretária de Educação, destacando a relevância da ocasião e o suporte do governo municipal ao Conselho Tutelar.

Foram empossados os conselheiros tutelares eleitos no dia 1º de outubro de 2023, que agora assumem uma responsabilidade de extrema importância. Os membros titulares – Wesley Rodrigues Paulo, Luiz Carlos Mendes Piauilino, Rariela Tavares da Silva, Ramon Oliveira da Silva e Josival Pereira da Costa – e os suplentes – José Natan Pereira Rodrigues, Thaís Maria de Santana, Lucélia Gomes Ferreira, Aline Santana Costa e Mirian Vaz da Costa Valadares – receberam seus diplomas, simbolizando o compromisso com suas funções.

O Conselho Tutelar é um órgão essencial para a garantia dos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros têm o dever de atuar na defesa, fiscalização e intervenção, quando necessário, para assegurar que crianças e adolescentes tenham seus direitos plenamente respeitados e atendidos.

Durante a posse, houve momentos de reflexão sobre o papel fundamental dos conselheiros tutelares e a importância do comprometimento com suas atribuições. A presidente do CMDCA, Ana Regina Pereira Lima, enfatizou em seu discurso a relevância da união entre os conselhos e as demais esferas governamentais para o fortalecimento das políticas de proteção à infância e juventude.

A cerimônia foi mais do que um rito formal; foi a celebração de um compromisso com o futuro das novas gerações em João Costa. Com a diplomação e posse dos conselheiros tutelares, inicia-se uma nova era de vigilância e cuidado, onde o bem-estar dos jovens é a prioridade máxima.